sexta-feira, 14 de setembro de 2007

África: O lago Chade secou

     A última edição do mapa mundial Comprehensive atlas of the world , feita na Grã-Bretanha e divulgada na quarta-feira 5, traz uma imagem chocante: o famoso Lago Chade, no continente africano, está hoje 95% menor em relação ao seu tamanho há 40 anos. Ele chegou a cobrir uma área de 345 mil quilômetros quadrados (equivalente a três Islândias) e atualmente a sua área total não é maior que 303 quilômetros quadrados. Isso fica claro na última imagem feita por satélites, datada de 2005, mas que só agora se torna pública. A ação do homem e o aquecimento global têm provocado o avanço do deserto na região subsaariana. "Os desastres ambientais vão literalmente se revelando diante dos nossos olhos", diz Mick Ashworth, editor-chefe do atlas.
 
14-lakechad.gif
Ele já mediu 345 mil quilômetros quadrados, o equivalente a três Islândias. Perto disso, hoje é uma poça d'água

     A lista de tragédias ambientais é extensa. O maior rio ao norte da China, o também famoso rio Amarelo (Huang Ho), está mais seco e corre o risco de já não conseguir desaguar no mar – o que causaria drásticas transformações na costa chinesa. Nos EUA, outros dois importantes rios, o Grande e o Colorado, estão perdendo os seus afluentes devido às prolongadas secas de verão. E o Mar Morto, em Israel, vive o seu pior momento dos últimos 50 anos – está 25 metros mais raso e continua encolhendo.
     Esse atlas (editado pelo The Time) foi publicado pela primeira vez em 1895. De 2003 (ano de sua última edição) para cá, passou por mais de 20 mil atualizações – nunca sofrera tantas mudanças e isso é um recorde mundial, uma vez que outra conceituada publicação, a americana National Geographic, recebeu 17 mil atualizações em sua mais recente tiragem. "O mundo está mudando mais rapidamente em comparação a décadas atrás", diz Allen Carroll, cartógrafo da National Geographic. Em meio a tantas transformações ruins quando se trata de ambiente, o mapa do The Time traz pelo menos uma notícia alvissareira: o pântano da Mesopotâmia (Iraque) que fora reduzido a sua décima parte devido às drenagens ordenadas pelo ditador Saddam Hussein está sendo recuperado. Localizado na confluência dos rios Tigre e Eufrates e considerado o maior do mundo, ele teve cerca de 40% de sua extensão refeita depois que os rios que o abastecem voltaram ao curso natural.
 
Autora: Natália Rangel - Isto É - Portal do Meio Ambiente
Disponível em: http://www.portaldomeioambiente.org.br/news//not1.php?id=665
 

Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê. Saiba mais.

Nenhum comentário: