terça-feira, 11 de setembro de 2007

Novo surto de ebola mata pelo menos 116 no Congo

     Pelo menos 116 pessoas morreram na província congolesa de Kasai Ocidental devido a uma epidemia do vírus ebola, segundo o Ministério da Saúde do Congo, com a Organização Mundial da Saúde (OMS) informando hoje que tem registradas cinco mortes pela doença na região do país africano.
 
Vírus Ebola.
 

Modo de infestação.
 
Congo, área do novo surto.
 
O surto está localizado nas cidades de Mweka e Luebo, na província de Kasai Ocidental. O ministro congolês da Saúde, Victor Makwenge Kaput, disse que os 116 falecimentos, de um total de 289 infectados, ocorreram entre 1º de maio e 1º de setembro de 2007.
As autoridades pediram à população que mantenha a calma e informaram que equipes foram destacadas para o local. "Pedimos à OMS que nos apóie na coordenação de respostas", disse Kaput.
O vírus do ebola foi identificado pela primeira vez em 1976 no norte da República Democrática do Congo, perto de um afluente do rio Congo chamado Ebola e que deu nome à doença.
O ebola provoca uma febre hemorrágica altamente contagiosa, transmitida por líquidos corporais como suor, sangue, saliva, urina e vômitos. Existem várias cepas da doença, e a mais mortífera é a chamada Ebola-Zaire, que se localiza no Congo e que provoca a morte de 90% dos infectados, pois não tem cura nem tratamento.
 
Sintomas cutâneos.

Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê. Saiba mais.

Nenhum comentário: