terça-feira, 24 de julho de 2007

A queda dos químicos

     A Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (National Academy of Sciences) jogou uma bomba no lobby dos agrotóxicos esse mês. Publicou um estudo indicando que os pesticidas, na verdade, diminuem o volume das colheitas em um terço. Isso porque eles matam algumas bactérias importantes para o solo.
 
Bactérias do solo
 
     Esses micro-seres produzem uma forma de nitrogênio utilizado como fertilizante natural pelas plantas. O texto afirma que a mortes dessas bactérias não só prejudicam o desenvolvimento das plantas como aumentam a dependência por adubos químicos e reduz a fertilicade do solo, o que faz cair a produtividade. Os proprietários de monoculturas de algodão devem ficar de olho, já que essas recebem até oito vezes mais pesticida do quas as plantações de alimentos.
 
Plantação de trigo
 
     Do outro lado, a favor dos orgâicos, temos um estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, que mostra a agricultura orgânica como mais produtiva do que a agricultura industrial. Os pesquisadores reuniram 293 exemplos em estudos demonstrando que a agricultura orgânica é melhor do que a convencional. Eles ainda afirmam que muitos estudos tendenciosos e financiados pelas indústrias químicas vêm distorcendo o entendimento público deste tema.
 
Fonte: Lia Bock - Blog do Planeta

Flickr agora em português. Você cria, todo mundo vê. Saiba mais.

Nenhum comentário: