sexta-feira, 27 de julho de 2007

Poluição mata 4 milhões de crianças ao ano

Relatório da OMS diz que menores de cinco anos são mais atingidos por risco ambiental.
    Dejetos industriais e má qualidade do ar e da água são os maiores vilões.
Mais de 4 milhões de crianças com menos de 5 anos morrem todos os anos devido a fatores ambientais, principalmente devido à exposição a poluentes e à má qualidade do ar e da água, disse hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
 
     As crianças, principalmente as de países em desenvolvimento, são mais vulneráveis aos fatores ambientais, ressalta a OMS, que calcula que 30% das mortes de menores no mundo todo podem ser atribuídas às más condições ambientais. A agência de saúde das Nações Unidas apresentou hoje seu primeiro relatório sobre o impacto do meio ambiente na saúde infantil.
     Nesse sentido, o relatório indica que as crianças têm uma suscetibilidade diferente nos distintos períodos de sua vida. Segundo a especialista da OMS, comportamentos como engatinhar ou colocar as mãos na boca aumentam o nível de exposição dos menores em relação aos mais velhos.
 
 
     Na apresentação, Pronczuk afirmou que muitos efeitos da exposição a substâncias químicas são irreversíveis e que há evidências de que doenças como câncer ou patologias cardiovasculares em adultos estão associadas a algum tipo de exposição a um agente químico durante a infância.
     No caso específico das crianças, a OMS cita alguns efeitos negativos na saúde derivados do contato com substâncias químicas, entre eles a morte pré-natal, crianças que nascem abaixo do peso, más-formações congênitas e o pouco desenvolvimento nas primeiras fases de vida. O relatório menciona ainda o surgimento da asma e outros transtornos imunológicos em crianças mais velhas e em adolescentes, como a puberdade precoce ou retardada.
 

Alertas do Yahoo! Mail em seu celular. Saiba mais.

Nenhum comentário: