terça-feira, 19 de junho de 2007

Europa encomenda novo satélite ambiental

     A Agência Espacial Européia (ESA) encomendou à companhia Thales Alenia Space um satélite Sentinel 1, o primeiro de uma série de sondas que acompanharão, ao vivo, as mudanças ambientais do planeta, durante o 47º Salão Aeroespacial de Le Bourget, nos arredores de Paris.
     Os cinco membros da família Sentinel substituirão o Envisat, o maior satélite de observação da Terra, que em março passado superou os cinco anos de vida para os quais havia sido construído.
     "Fizemos a escolha por satélites menores, mas especializados, que permitem reduzir o risco" de fracasso no momento do lançamento, explicou Volker Liebig, diretor dos programas de observação da Terra na ESA.
     O Sentinel 1 é o primeiro elemento do futuro Observatório Global para o Meio Ambiente e a Segurança (GMES, na sigla em inglês), que constitui uma rede de vigilância terrestre.
     Segundo Liebig, o Envisat dispõe de combustível suficiente para durar até 2010 e, se tiverem êxito os programas de economia de combustível, poderá inclusive prolongar sua vida útil até 2011 ou 2012.
 
Autor: France Presse - G1


Novo Yahoo! Cadê? - Experimente uma nova busca.

Nenhum comentário: