sexta-feira, 22 de junho de 2007

China contrata 'humanos farejadores' para detectar poluição

     A China vai começar a usar uma nova arma no combate aos poluidores ilegais - humanos treinados para farejar gases poluidores, segundo a imprensa do país.
    
Poluição na China
"Farejadores" afirmam que cheirar poluição é "bem desagradável".
O jornal China Daily informou que a cidade de Guangzhou, no sul da China, usará "narizes profissionais" - semelhantes aos usados na indústria de perfumes - para detectar emissões de fábricas que estejam fora da lei.
     Os novos "farejadores humanos" foram treinados por especialistas em meio ambiente.
     A equipe dos 11 "narizes profissionais" foi treinada nos melhores laboratórios de proteção ambiental e controle de poluição atmosférica.
 
     Desagradável
     A estação de monitoramento de Panyu vai empregar em breve pessoas com os narizes mais sensíveis para farejar gases poluidores e, com a ajuda de equipamentos científicos, fornecerá uma leitura mais precisa da qualidade do ar.
     "Estes gases sujos já se transformaram em nossos maiores poluentes e são liberados por indústrias de borracha, químicos e refinarias de petróleo, locais de processamento de lixo e esgotos. Eles causam danos ao sistema respiratório de humanos", afirmou o vice-diretor da estação, Liu Jingcai.
     "Nosso equipamento pode analisar de forma precisa a densidade de um gás particular, mas com gases misturados eles não são confiáveis e também não podem informar os efeitos em humanos", disse.
     Mas, segundo Jingcai, a experiência do treinamento não foi muito boa.
     "O trabalho é bem desagradável. Tivemos que ficar em um laboratório cheirando aqueles gases horríveis repetidamente", afirmou.
     "Aperfeiçoamos as habilidades olfativas a partir de várias fontes de poluição. Isto vai ajudar os esforços para detectar e levar à Justiça os que violam as leis de poluição", disse.
     A equipe de Liu Jingcai vai começar a liberar os certificados que vão permitir que todos iniciem oficialmente suas carreiras como narizes profissionais.
     Segundo o China Daily os certificados serão válidos durante três anos, pois o sentido do olfato diminui com o envelhecimento.
 
Autor: BBC Brasil


Novo Yahoo! Cadê? - Experimente uma nova busca.

Nenhum comentário: