terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Estudo: resfriamento na América do Norte mascara aquecimento


     As temperaturas médias na América do Norte caíram em 2008 - o que parece contradizer a teoria do aquecimento global. Mas não é o caso, cientistas dizem. O resfriamento, causado por mudanças naturais na circulação global do ar, temporariamente mascarou os efeitos do aquecimento global, que está se agravando, afirma um novo estudo.
     Novas simulações de computador sugerem que a queda na temperatura do continente foi decorrente de um resfriamento atipicamente longo do oceano Pacífico, induzido pelo fenômeno La Niña.

http://p1.trrsf.com.br/image/get?o=cf&w=619&h=464&src=http://img.terra.com.br/i/2010/01/12/1405977-4474-atm14.jpg
Novas simulações de computador sugerem que a queda na temperatura do continente foi decorrente de um resfriamento atipicamente longo do oceano Pacífico, induzido pelo fenômeno La Niña (Foto: National Geographic)

     Durante o fenômeno, a temperatura da superfície do mar no leste tropical do oceano Pacífico cai, às vezes até 4 oC abaixo do normal. A La Niña é formada por condições que acontecem de anos em anos e costuma durar cerca de um ano. A que começou em 2007, no entanto, durou cerca de dois anos, disse a líder do estudo Judith Perlwitz, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA na sigla em inglês).
     A La Niña de dois anos afetou os padrões das correntes de ar e dos chamados rastros de tempestade na América do Norte. "Se temos temperaturas de superfície do mar mais frias no Pacífico tropical, elas geram padrões de circulação na atmosfera que fazem com que o ar frio vá para a América do Norte", Perlwitz disse.
     David Easterling, climatologista da NOAA que não esteve envolvido no novo trabalho, acrescentou que embora as temperaturas de 2008 na América do Norte tenham sido mais frias que a média, globalmente 2008 ainda foi um dos anos mais quentes já registrados. "As pessoas muitas vezes consideram apenas o clima em sua localidade e não o panorama global", Easterling disse.
     Notícia completa AQUI.

Fonte: http://img.terra.com.br/i/national-geographic-fontetv.gif - Terra Notícias

Noticias relacionadas:



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: