terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Estudo: oceanos continuam liberando pesticida na atmosfera


     Uma simulação em computador quanto ao destino ambiental do DDT (Dicloro-Difenil-Tricloroetano) mostrou que quantidades substanciais do pesticida continuam a ser liberadas na atmosfera pelos oceanos do planeta, a despeito da adoção de restrições generalizadas ao seu uso já nos anos 70. Os cálculos demonstram que, embora o uso remanescente de DDT ocorra hoje principalmente no hemisfério sul, os índices de concentração do produto estão em crescimento no hemisfério norte, enquanto o pesticida se move entre os oceanos e a atmosfera do planeta.

http://p1.trrsf.com.br/image/get?o=cf&w=619&h=464&src=http://img.terra.com.br/i/2010/01/12/1406126-2577-atm17.jpg
Uso do DDT (Dicloro-Difenil-Tricloroetano) está em crescimento no hemisfério norte enquanto o pesticida se move entre os oceanos e a atmosfera do planeta (Foto: The New York Times)

     Dos anos 40 aos 70, um total estimado em 1,5 milhão de toneladas de DDT foi usado em todo mundo, tanto em sua condição de inseticida agrícola quanto para o controle de insetos portadores de doenças, a exemplo dos mosquitos - entre outras coisas, o DDT foi uma das principais armas na guerra contra a malária. Mas seus efeitos são tóxicos para uma ampla gama de espécies de fauna marinha, e os efeitos de debilitação das cascas de ovos que o produto acarreta tiveram impacto drástico sobre muitas espécies de pássaros. As preocupações quanto à toxicidade ambiental do DDT levaram uma série de países a proibir seu uso na agricultura, ao longo da década de 70.
     De lá para cá, o declínio no uso do DDT foi drástico, mas o legado do produto continua a nos afetar, de acordo com Irene Stemmler e Gerhard Lammel, do Instituto Max Planck de Química, em Mainz, Alemanha. O DDT reentra continuamente na atmosfera, vindo do oceano, antes de voltar a ser dissolvido em um ciclo recorrente. "O DDT está simplesmente parado lá, à espera do próximo ciclo", diz Lammel.
     Notícia completa AQUI.

Autor: Richard Lovett
Fonte: Terra Notícias


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: