sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Cientistas fazem primeiro estudo global da “sopa de plástico” no mar


A poluição marinha por plásticos é um problema global crescente. As partículas de plástico no mar agem como magnéticos para químicos tais como DDT, PCB, retardadores de chama e outros poluentes

    
Os oceanos do mundo estão repletos de poluição por plásticos? Cientistas marinhos iniciaram em 8 de janeiro de 2010 o lançamento transatlântico do primeiro estudo de poluição marinha por plásticos que é largamente conhecido como prevalecente somente no Oceano Pacífico Norte, a Grande Marca de Lixo no Pacífico.

http://www.mbari.org/seminars/2009/Spring_09/RainbowRunner_plastic.jpg
Partículas de plásticos retiradas do estômago de peixes (Fotos de Eriksen e Cummins)

     A viagem inaugural do estudo, de St. Thomas, Ilhas Virgens, Estados Unidos, até o Mar de Sargaço, é parte do Projeto 5 Gyres (giros), o qual realizará uma segunda travessia no Atlântico Sul em agosto próximo. Participando no e diretamente do projeto estão os pesquisadores Dr. Marcus Eriksen e Anna Cummins, que têm trabalhado com o Capitão Charles Moore, fundador da Fundação de Pesquisa Marinha Algalita (AMRF), documentando a acumulação crescente de poluição por plástico no Giro do Pacífico Norte.
     "Este é um problema global, temos visto evidências de poluição por plásticos por todos os lugares do mundo e isto está piorando," diz Moore, que em janeiro foi enfocado em O Relatório Colbert (The Colbert Report, apregoado pelo New York Times como o melhor show de TV do ano) para discutir o problema que ele mesmo colocou no mapa pela primeira vez.
     Notícia completa AQUI.

Fonte: Global Garbage/EcoAgência


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Um comentário:

Daniela Lima disse...

O q vamos fazer com tanto plástico em um mundo plasticado igual ao nosso?