sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Emissões de CO2 continuam a subir rapidamente


A taxa anual de aumento das emissões de dióxido de carbono, a partir de combustíveis fósseis, mais do que triplicou nesta década, em comparação com a década de 1990. Este é o quadro assustador, às vésperas da COP 15, de um estudo realizado por um consórcio internacional de cientistas.

As emissões de CO2 aumentaram a uma taxa de 3,4% por ano entre 2000 a 2008, em contraste com a taxa anual de 1% na década anterior, de acordo com cientistas que participaram do relatório do Global Carbon Project, publicado na atual edição da Nature Geoscience.

A equipe incluiu cerca de 30 pesquisadores de todo o mundo, incluindo C. Scott Doney, cientista sênior do Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI) e Richard A. Houghton, cientista sênior e diretor interino do Woods Hole Research Center (WHRC).

http://www.ecodebate.com.br/foto/co2d.jpg

Desde 2000, os cientistas documentaram um aumento global de 29% das emissões globais de CO2. Eles atribuem o crescimento ao aumento da produção e comércio de produtos manufaturados, sobretudo nas economias emergentes, a mudança gradual do petróleo ao carvão e ao declínio da capacidade do planeta de absorver CO2.

De acordo com os pesquisadores, ao longo da última década, as emissões de CO2 continuaram a subir, apesar dos esforços para controlar as emissões. As evidências preliminares sugerem que a terra e o oceano podem estar se tornando menos eficaz na remoção de CO2 da atmosfera, o que poderia acelerar a mudança do clima futuro.

"Embora as emissões de CO2 provenientes do desmatamento representem apenas cerca de 15% do total das emissões de CO2 no período 2000-2008, a redução do desmatamento é uma das atividades que poderiam contribuir significativamente para a estabilização da concentração de CO2 na atmosfera", diz Houghton. "As negociações na COP-15, em Copenhague, no próximo mês, devem abordar esta questão a sério." diz.

Fonte: Henrique Cortez, do EcoDebate



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: