sexta-feira, 3 de julho de 2009

Gases de refrigeração podem acelerar aquecimento, diz estudo


     Os modernos gases utilizados em refrigeradores, que foram desenvolvidos com o objetivo de proteger a camada de ozônio, devem se tornar um fator importante para a aceleração do aquecimento global devido ao futuro crescimento explosivo que devem registrar nos países em desenvolvimento, avaliam cientistas.
     Os gases conhecidos como hidrofluorcarbono, ou HFC, foram desenvolvidos para substituir os gases anteriormente utilizados em refrigeradores, porque estes exerciam efeito destrutivo sobre a camada de ozônio. A substituição foi uma das principais realizações do Protocolo de Montreal para o combate à destruição da camada de ozônio.


Os modernos gases desenvolvidos para proteger a camada de ozônio poderão ter efeitos prejudiciais ao ambiente

     Mas esses gases podem ser centenas ou milhares de vezes mais poderosos do que o dióxido de carbono em termos de potencial de aprisionamento de calor. O HFC é utilizado tanto em refrigeradores quanto em aparelhos de ar condicionado e as projeções são de que seu uso se amplie vigorosamente ao longo das próximas décadas.
     No novo estudo, uma equipe dirigida por Guus Velders, da Agência de Avaliação Ambiental da Holanda, em Bilthoven, analisou as mais recentes tendências do setor de refrigeração e depois modelou a produção de HFC no ano de 2050. Os resultados dos cálculos da equipe sugerem que as emissões mundiais de HFC podem atingir o equivalente a entre 5,5 bilhões e oito bilhões de t de dióxido de carbono ao ano, por volta de 2010 - o equivalente, a grosso modo, de cerca de 19% das emissões projetadas de dióxido de carbono naquele ano, caso a expansão nos gases causadores do efeito-estufa continue a acontecer sem controle.
   Notícia completa AQUI.

Autor: Jeff Tollefson, da Nature  - The New York Times - Terra
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: