sábado, 11 de julho de 2009

A cobertura de gelo no mar da Groenlândia é a menor em 800 anos


     A cobertura de gelo no mar localizado entre a Groenlândia e a Noruega é a menor desde o século XIII, segundo estudo do pesquisador Marc Macias Fauria e equipe publicado na revista científica Climate Dynamics. Mas, se naquela época não existiam imagens tiradas por satélites e nem instrumentos digitais para medir o gelo, como os pesquisadores chegaram a essa conclusão?



     Os cientistas checaram os diários de navios antigos e os registros dos portos, analisaram as árvores mais velhas - os troncos "guardam" informações sobre o clima - e o próprio gelo. Eles combinaram os dados atuais com os obtidos na pesquisa. Assim, conseguiram descrever a quantidade de gelo que cobriu o mar ao longo desses anos.
     Curiosidades: entre os séculos estudados pelos pesquisadores, o XIII foi um dos mais quentes; nos séculos VIII e XIX, o mar foi mais coberto por gelo; apenas em dez anos, entre 1910 e 1920, a cobertura de gelo na região diminuiu 300 mil km² o que equivale, aproximadamente, ao tamanho do estado do Rio Grande do Sul.

Autor: Isis Nóbile Diniz
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: