segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Estudo confirma: geleiras derretem em velocidade recorde

     As geleiras estão derretendo com velocidade recorde desde o início deste século, segundo um relatório apresentado hoje durante a 29ª Sessão do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC).
     Segundo o documento, o ritmo atual de derretimento das geleiras dobrou, e em 2006, o último ano com dados disponíveis, foram registradas perdas de gelo sem precedentes.
     "Se esta tendência continuar e os Governos não entrarem em acordo sobre as novas reduções de gás de efeito estufa em Copenhague em 2009, é possível que as geleiras desapareçam de muitas regiões montanhosas durante este século", adverte o relatório.
     Apesar de os fenômenos extraordinários do degelo já estarem acontecendo nas duas últimas décadas do século passado, o ritmo tem se acelerado nos oito primeiros anos do atual.
 

Segundo o IPCCC, o ritmo atual de derretimento das geleiras dobrou

 
     As perdas de 1998, que foram históricas, já foram superadas três vezes: em 2003, 2004 e 2006. De fato, o relatório evidencia que o degelo de 2004 e 2006 foram duas vezes maiores em comparação com 1998.
     Segundo cálculos dos especialistas, a perda anual registrada na década 1996-2005 foi o dobro da produzida no período 1986-1995 e quatro vezes superior à do período 1976-1985.
     Nos Alpes, a cobertura de gelo diminuiu 35% entre 1850 e a década de 1970, em uma diminuição que avançou 22% até 2000. Em 2003, quando a Europa sofreu uma onda de calor, o derretimento do gelo ficou entre 5% e 10% em apenas um verão.
     Os especialistas destacam que, além das conseqüências globais da perda das geleiras, o fornecimento de água de milhões de pessoas está ameaçado.
     "É urgente, precisamos desenvolver e utilizar tecnologias modernas e estender a rede de vigilância para as regiões onde ainda não há sistemas de controle eficazes", afirmou o diretor do Serviço Mundial de Controle das Geleiras (WGMS), Wilfrid Haeberli. O estudo foi apresentado paralelamente à 29ª Sessão do IPCC, realizada esta semana em Genebra.
 

A sessão de fotos na geleira de Aletsch foi encomendada pelo grupo ambientalista internacional Greenpeace como parte de uma campanha de conscientização sobre o aquecimento global (foto: Spencer Tunick)

 
     No ano passado, o IPCC dividiu o Prêmio Nobel da Paz com o ex-vice-presidente americano Al Gore "por seus esforços para construir e divulgar maior conhecimento sobre a mudança climática causada pelos seres humanos e sugerir medidas para contra-atacar e modificar o fenômeno".
     O IPCC foi criado em 1988 com o objetivo de pesquisar e determinar se realmente estava acontecendo uma mudança climática e as conseqüências que esse fenômeno traria. O grupo, formado por 400 especialistas de todas as partes do mundo, afirmou que a atividade humana tem provocado a mudança climática, descartando a visão de muitos céticos que negavam a evidência.
     O relatório do IPCC também deixou claro que a mudança climática terá conseqüências nefastas para o planeta, como o derretimento das geleiras e das calotas polares, as conseqüentes inundação de terras e falta de abastecimento de água, além dos fenômenos meteorológicos extremos que o aquecimento global provocará.
     As negociações mundiais para combater a mudança climática continuam atualmente após vários encontros internacionais, e está previsto que terminem em uma reunião que acontecerá em Copenhague em dezembro de 2009.
 
Fonte: EFE - Terra Notícias
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

6 comentários:

Anônimo disse...

o que eu acho a respeito desse assunto , é que o principal ou talvez até o único cupado dessa história seja o ser humano , pois poluindo libera gazes e aí , esses gazes afetam a camada de ozonio criando buracos nela , e então as temperaturas vão aumentar fazedno as geleiras derreterem , por isso , pesso emcarecidamente que TODOS tomem concienciam do que estão fazednoo :)

Almir JR disse...

Almir....
...que adianta o homem destruir a natureza, o mundo, só por ganância? Pensar só pro bem estar individual, só querendo consumir? Usar uma vez e jogar fora? Sempre mais carros nas estradas? Não pensa que daqui uns anos a vida aparecerá da terra?
As geleiras estão desaparecendo, mesmo assim, cadê as providências urgentes?

pablo disse...

eu vin aque para dar minha opiniao se nos paramos de poluir menos o mundo agradece mas se continuarmos e todos estiveren morrendo nao chame deus porque ele te avisou

pablo disse...

se continuarmos a poluir nao ten mundo que aguente

Anônimo disse...

o mundo esta en perigo e nos temos que sauvalo me escute o mundo pede ajuda

Anônimo disse...

preserve o meio ambiente porque vc faz parte dele!
algumas pessoas falam:Há!se eu jogar esse lixinho aqui ñ vai fazer diferença pq são tantos que!
bom,pois fique sabendo que faz e muito tome a consciencia que temos que salvar o mundo que nós vivemos.Porque se ñ salvarmos agora ele ñ pode existir mais!