segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Nível dos oceanos pode subir além do esperado

     Após obter dados sobre os processos de degelo mais recentes no Pólo Norte, há 9.000 e 7.600 anos, os cientistas temem que o aumento do nível do mar como conseqüência da mudança climática seja maior do que o estimado.
     Em artigo publicado na revista britânica "Nature Geoscience", pesquisadores da Universidade de Wisconsin (EUA) explicam as causas e conseqüências da rápida fusão das enormes camadas de gelo de Laurentide, uma região situada no atual Canadá e norte dos Estados Unidos.
 

O nível dos oceanos se acentua ano a ano

 
     A causa deste rápido degelo, que aconteceu em dois períodos no começo do Holoceno - atual época do quaternário, que começou há mais de 11.700 anos -, foi o aumento das temperaturas de verão e da radiação solar.
     A fusão desta grande massa de gelo em dois períodos separados por 1.400 anos, fez com que o nível do mar aumentasse 0,7 e 1,3 centímetros por ano em um e outro processo.
     A equipe de pesquisadores liderada por Anders Carlson chegou a estas conclusões após fazer uma reconstrução destes degelos a partir de evidências marinhas e terrestres.
A radiação solar que chegava à superfície terrestre era duas vezes mais intensa naquela época do que a que, segundo os cientistas, causará o agravamento do efeito estufa no ano 2100.
     No entanto, advertem que o aumento da temperatura que aconteceu então é similar à registrada na Groenlândia nas últimas décadas.
     Por isso, consideram que o aumento do nível do mar poderia ser muito maior do que o previsto até agora.
 

Com o aumento do nível dos mares as catástrofes também aumentam

 
Fonte: EFE - Terra Notícias
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Nenhum comentário: