quinta-feira, 10 de julho de 2008

Você quer esse progresso?

     Um leitor, infelizmente anônimo, escreve que o Instituto Chico Mendes, que gere as unidades de conservação no Brasil, deveria ficar na mão de Mangabeira Unger.

     Diz o leitor: "Desenvolvimento sustentável significa que o meio ambiente deve ser submetido à racionalidade do crescimento econômico e não ser um entrave/obstáculo à melhoria das condições de vida da população, redução da pobreza, distribuição de renda e etc.. É só ver o exemplo dos países desenvolvidos. Querer que 1/3 do Brasil permaneça como selva é fácil se você vive no exterior."

     Sem entrar no mérito de um ou outro ministro, é importante levar alguns fatores em conta nessa discussão. A visão do desenvolvimento a qualquer custo, ignorando os limites naturais, levou aos piores desastres ambientais no Leste Europeu, com altos custos econômicos e sociais. Um deles foi a extinção do Mar de Aral. Agora, a China repete a mesma trajetória de engano por conta de um desenvolvimento cego. Hoje, arca com problemas ambientais provocados pelo descuido de sua política industrial e pela repressão violenta das vozes discordantes. Dramas como a poluição dos rios, a contaminação do solo, o envenenamento do ar, o esgotamento dos mananciais viraram alguns dos maiores entraves ao crescimento chinês. Será esse o nosso caminho?

Autor: Alexandre Mansur - Blog do Planeta

Postado por Wilson Junior Weschenfelder



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Nenhum comentário: