quarta-feira, 28 de maio de 2008

Quanto o mar vai subir? Ninguém sabe

     O aquecimento global já faz o nível do mar subir, isto é um fato. Mas as pesquisas ainda divergem muito sobre o impacto das mudanças climáticas no nível dos oceanos (de alguns centímetros a pouco mais de um metro).

     A razão para isso é relativamente simples, conclui um grupo de 450 cientistas: as pesquisas oceânicas não acompanham a velocidade das mudanças climáticas. Os pesquisadores de 60 paises se reuniram entre na semana passada no Simpósio Internacional "Efeitos da Mudança Climática sobre os Oceanos do Mundo", na cidade espanhola de Gijón.

     De acordo com eles, a ciência oceânica está muito atrasada em relação aos efeitos do aquecimento global. E até agora não há uma compreensão clara de seus impactos atuais e futuros.

     Há sinais de que a fauna e a flora oceânica não vão bem. Há também modificações na intensidade e na sazonalidade dos furacões. Mas faltam medições atualizadas sobre as condições marinhas (os dados têm mais de 20 anos) e a maior parte da informação é sobre uma pequena proporção dos oceanos.

Autora: Luciana Vicária - Blog do Planeta
Postado por Wilson Junior Weschenfelder



Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: