quarta-feira, 28 de maio de 2008

Os campeões de desmatamento da Mata Atlântica

     Enquanto os holofotes estão voltados para as taxas de devastação na Amazônia, as florestas mais ameaçadas do país continuam minguando, bem perto da maioria de nós. Os campeões de desmatamento da Mata Atlântica foram os estados da Bahia, Santa Catarina e Minas Gerais. É o resultado do levantamento mais abrangente do floresta, feito pela organização SOS Mata Atlântica. O estudo abrange o período entre 2000 e 2005. É feito a partir de imagens de satélite, identificando pequenos fragmentos da mata.

     Os municípios campeões de desmatamento foram Mafra, Itaiópolis e Santa Cecília, em Santa Catarina. Eles foram os mais devastadores entre os 51 municípios analisados. Na foto acima, desmatamento, seguido de queimada, no município de Passos Maia, em Santa Catarina, em junho de 2005. A área devastada era uma das últimas florestas com araucária do país, um ecossistema de pinheiros que as próximas gerações de brasileiros terão poucas chances de conhecer.

     Em números absolutos, Santa Catarina é o campeão de desmatamento no período, suprimindo 45.530 hectares de Mata Atlântica. Minas Gerais vem em seguida, tendo desmatado 41.349 hectares. O estado Gerais tinha 49% do território com florestas. A Bahia está em terceiro lugar, desmatando 36.040 hectares. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, a Bahia tinha 36% de seu território coberto por Mata Atlântica. Os demais Estados são: Paraná, 28.238 hectares; Mato Grosso do Sul, 10.560 hectares; São Paulo, 4.670 hectares; Goiás, 4.059 hectares; Rio Grande do Sul, 2.975 hectares; Espírito Santo, 778 hectares, e, finalmente, Rio de Janeiro, com 628 hectares.

Autora: Alexandre Mansur - Blog do Planeta
Postado por Wilson Junior Weschenfelder



Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Um comentário:

Anônimo disse...

Como pode municípios de SC, tão próximmo de Curitiba-Paraná, que reduz 10% do imposto por araucária plantada fazer isso????
É preciso cultivar essas ideias ambientalistas para premia-las e divulga-las á todo o mundo.