quarta-feira, 12 de março de 2008

Fumaça de óleo diesel, dor de cabeça na certa

Respirar fumaça de óleo diesel traz stress ao sistema nervoso central.
  
     Além de incomodar pelo cheiro ruim a fumaça de óleo diesel pode afetar o funcionamento do cérebro de quem está exposto a ela. Essa foi a constatação de um grupo de pesquisadores holandeses que avaliou as ondas cerebrais de voluntários expostos à fumaça de motores à diesel, como o que acontece a quem tem que trabalhar em garagens ou ruas movimentadas.
 
Poluição em São Paulo (fonte da imagem)
 
     Cerca de 10 voluntários permaneceram em uma sala repleta de ar puro ou fumaça de óleo diesel de um motor, por uma hora. Para avaliar a função cerebral dos voluntários estes foram ligados à um aparelho de eletroencefalografia. O aparelho registrava as ondas cerebrais dos participantes durante uma hora de exposição aos gases e mais uma hora após.
     Os registros mostraram que apenas 30 minutos de inalação da atmosfera poluída era o suficiente para afetar a função cerebral. o exame mostrou que o cérebro sofria um stress que se manifestava pela alteração da capacidade do cortéx de processar informações. O impacto da fumaça sobre o sistema nervoso central não só permanecia, como também aumentava, após a saída da sala com ar contaminado.
     Os níveis de poluição a que os indivíduos eram expostos na pesquisa eram semelhantes aos enfrentados pelos trabalhadores em garagens de empresas de transporte ou mesmo nas vias com tráfego movimentado.
 
Deve-se aumentar a fiscalização de veículos que emitem fumaça preta em excesso (fonte da imagem)
 
     Os cientistas acreditam que a explicação para o efeito sobre o cérebro esteja no stress oxidativo das partículas microscópicas que se depositam nos tecidos do organismo. As partículas implicadas no processo são tão pequenas que são classificadas como nano-partículas e que poderiam por seu tamanho diminuto atingir áreas do cérebro dos participantes.
     Apesar das dificuldades de se realizarem pesquisas onde seres humanos são expostos à situações perigosas, trabalhos como esse podem levar à melhoria das condições de trabalho dos operários do transporte no mundo.
 
Autor: Luis Fernando Correia - Especial para o G1
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: