quarta-feira, 12 de março de 2008

EUA decidem que 'wolverine' não precisa de proteção especial

Espécie, conhecida como 'carcaju' em português, é típica do Hemisfério Norte.
Estados Unidos concluíram que animal não está ameaçado de extinção.

     Oficiais do governo americano divulgaram nesta semana que o "wolverine" (espécie conhecida como "carcaju" ou "glutão" em português) não está ameaçado de extinção e por isso não precisa de proteção especial no país. A decisão contraria os pesquisadores, que acreditam que o raro e agressivo animal pode desaparecer.
 
Foto: Reprodução 
Carcaju ou 'wolverine' fotografado em refúgio da vida selvagem americano (Foto: Reprodução)

 
     No passado, os wolverines eram encontrados desde o Alaska até o sul dos Estados Unidos. Hoje, vivem apenas em pequenos refúgios no país. Mas a entidade americana responsável pela proteção da biodiversidade afirma que a espécie não está ameaçada, porque há ainda grandes populações de wolverines no Canadá.
     "De acordo com as regras da Lei das Espécies Ameaçadas, a população americana não é significativa para a viabilidade da espécie como um todo", afirmou a porta-voz do Serviço de Vida Selvagem e Pesca, Diane Katzenberger.
     A decisão desagraou os pesquisadores, que a consideraram um retrocesso e lembraram outros animais dos Estados Unidos que são protegidos por lei, apesar de terem populações grandes no Canadá, como os ursos cizentos e as águias carecas.
     "Este país nunca abriu mão de proteger o que está em suas fronteiras", afirmou Jamie Rappaport Clark, que dirigiu o órgão durante o governo Clinton e hoje trabalha em um grupo ambientalista. "A administração atual está jogando essa responsabilidade para os países a norte e a sul de nós", afirmou.
     Grupos ambientalistas estão planejando um processo legal. "Não vivemos no Canadá. Vivemos em Washington, Montana e Idaho e é importante termos wolverines aqui", disse Joe Scott, do grupo Conservation Northwest.
     Na semana passada, uma estudante conseguiu uma imagem rara de um wolverine nas montanhas da Califórnia, o que supreendeu os cientistas.
Foto: AP
Imagem deixou claro para os cientistas que se trata de um carcaju. Pesquisadores não acreditam que a foto foi manipulada (Foto: AP)
 
Fonte: Do G1, com informações da AP
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: