sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Banco Mundial é um dos responsáveis pela devastação da Amazônia, diz ONG

     Brasília, DF
     Por meio do financiamento de projetos de pecuária na região da Amazônia Legal, o Banco Mundial pode estar colaborando com o desmatamento neste local. A afirmação é da Organização Não - Governamental (ONG) Amigos da Terra e está em um relatório elaborado pela ONG. O documento aponta que isto ocorre pela incapacidade de instituições ligadas ao Banco Mundial, de avaliar os prejuízos sociais e ambientais desses projetos.
 
imagem1752.jpg
Financiamento de projetos de pecuária na região da Amazônia Legal seria responsável pelo desmatamento da Amazônia Legal.
 
     A conclusão é de que a área desmatada na Amazônia em 2007 representa 18% de toda a floresta amazônica brasileira. A Amigos da Terra, mostra um crescimento da pecuária na região nos últimos cinco anos, porém, as dimensões dos danos causados por esta produção em grande escala ainda são ignoradas por órgãos do poder público e instituições financeiras. Entre os projetos utilizados para intensificar esta atividade está a construção de abatedouros para o gado.
     O relatório aponta que o alto valor de recursos disponibilizado para grupos exportadores de carne bovina permitiu a construção de mais de 200 abatedouros na Amazônia, porém, apenas 87 deles atuam com legalidade, observando os padrões de preservação da floresta. A explosão da pecuária foi responsável pela emissão de até 12 bilhões de toneladas de Co2, gás causador do efeito estufa.
 
Autor: Gisele Barbieri - Eco Agência /  Radioagência NP - Portal do Meio Ambiente


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: