domingo, 23 de dezembro de 2007

Saiba mais sobre Europa, uma das luas de Júpiter

     Até pouco tempo atrás, ela era apenas um dos 62 satélites do imenso planeta Júpiter. Agora, a lua Europa é o mais novo foco de astrônomos de todo mundo. Motivo: em companhia de Marte, o astro gelado que tem cerca de 3121 km de diâmetro é um dos lugares do Sistema Solar em que a vida tem mais probabilidades de se desenvolver.
     O interesse maior apareceu depois que cientistas reunidos na cidade americana de São Francisco, na Califórnia, apelaram pelo envio de uma missão ao satélite. Um plano parecido já está na agenda da agência espacial européia (ESA), que tem um projeto exploratório previsto para o período entre os anos de 2015 e 2025.
     Descoberta em 1610 por Galileo Galilei, Europa é um dos astros mais brilhantes do Sistema Solar em função do reflexo do Sol na sua superfície, que provavelmente é coberta de gelo. Abaixo dessa crosta, acredita-se, pode haver água líquida e formas de vida extraterrestre que os astrônomos procuram há tanto tempo.
     Segundo os cientistas, Europa tem os três ingredientes para a existência de vida: água, calor e compostos orgânicos obtidos de cometas e meteoritos. A esperança é que existam seres vivendo em condições semelhantes às encontradas no lago Vostok, na Antártida, onde respiradouros hidrotermais garantem a sobrevivência.
 
     Linhas e crateras
     Imagens da Europa obtidas pelas sondas Voyager, Galileo e pelo telescópio Hubble mostraram linhas e rachaduras que riscam quase toda a superfície do satélite. Segundo os cientistas, essas formações geológicas lembram rachaduras nas placas de gelo da Terra, mais uma evidência da existência de água líquida abaixo da superfície do astro.
 
     Origem
     Europa ganhou o nome da princesa fenícia que, de acordo com a mitologia grega, ganhou o amor de Zeus. Depois de vê-la colhendo flores, Zeus teria se transformado em um touro branco e carregado Europa até a ilha de Creta. Lá, ele revelou sua verdadeira identidade e fez de Europa a primeira rainha de Creta.
 
Foto: Nasa/Divulgação 

A lua Europa, um dos 62 satélites do planeta Júpiter, fotografada em 27 de fevereiro
 
Foto: Nasa/Divulgação 

Imagem captada pela sonda Voyager mostra a superfície do satélite
 
Foto: Nasa/Divulgação 

Manchas avermelhadas e crateras pequenas e rasas são características da superfície da lua
 
Foto: Nasa/Divulgação 

 Cientistas acreditam que a superfície do satélite é coberta de gelo
 
Foto: Nasa/Divulgação 

Animação identifica a presença de uma camada de ácido súlfurico na superfície de Europa
 
Foto: Nasa/Divulgação 

A Nasa indica a existência de água líquida abaixo da camada de gelo do satélite

Fonte: Redação Terra


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: