sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Fauna no RS sofre com instalação de usinas hidrelétricas

     A Justiça Federal no município de Bento Gonçalves (RS) concedeu liminar em ação cautelar proposta pelo Ministério Público Federal para que a empresa J. Malucelli Construtora de Obras S.A. suspenda imediatamente o corte de árvores para a limpeza da área onde serão formadas três barragens, visando a instalação de Usinas Hidrelétricas no rio Carreiro (municípios de Dois Lajeados, Guaporé e Serafina Corrêa). A suspensão deverá perdurar pelo prazo de 45 dias.
     Segundo a assessoria de Imprensa do Ministério Público Federal no RS, no dia 5 passado, o procurador da República Adriano dos Santos Raldi instaurou um procedimento administrativo investigatório, a partir de representação de integrante da Associação Riograndense de Proteção aos Animais e Meio Ambiente (ARPA). Fotos e documentos mostravam a ocorrência de várias irregularidades na área, caracterizadas como "verdadeiros atentados à flora, fauna e ao ecossistema como um todo". A empresa responsável não vinha respeitando as exigências básicas, especialmente em relação ao programa de resgate e monitoramento da fauna.
     Em seu relato, o ambientalista Jorge Luis Acco, revela ter constatado o desespero dos animais em fuga, pássaros à procura de seus ninhos que tombaram junto com as árvores, vários animais à procura de filhotes e cobras mortas.
 
Fonte: Ambiente Brasil


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Um comentário:

Anônimo disse...

SOU MORADORA DA CIDADE DE GUAPORE, SEI QUE OS LOUCOS POR DINHEIRO FÁCIL ESTÃO RONDANDO O NOSSO RIO CARREIRO O QUAL ABASTECE A CIDADE. JUNTAMOS ASSINATURAS PARA UMA AÇÃO CIVIL CONTRA A CONSTRUÇÃO DE MAIS TRES HIDRELETRICAS SOBRE O RIO CARREIRO. TOTALIZANDO 6 HIDRELETRICAS EM 60KM DE RIO. UMA DELAS É NA CAPTAÇÃO DA AGUA PELA CORSAN. NÃO QUERO VER O FIM DO NOSSO RIO, NEM COISAS HORRIVEIS COMO A ENCHENTE DE SANTA CATARINA. EU QUERO QUE ESTES LOUCOS SUMAM DAQUI. JÁ NÃO BASTA AS TRAGEDIAS QUE ACONTECEM NO MUNDO. SERÁ QUE NINGUÉM PÕE FREIO NESSA GENTE? SERÁ QUE TEREMOS QUE USAR DE VIOLENCIA PARA ELES ENTENDEREM?