sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Morre chimpanzé que conhecia linguagem dos sinais

     A chimpanzé Washoe, o único animal do mundo que conseguiu até o momento aprender a linguagem dos sinais, morreu de causas naturais, após viver quase quarenta anos em cativeiro.
     Fontes da universidade Central Washington University, no estado de Washington (Estados Unidos), onde o animal vivia desde 1980, comunicaram hoje que Washoe faleceu na noite de terça-feira.
 
Washoe e outro chipanzé.
 
     A chimpanzé tinha nascido na África, por volta do ano de 1965 e, segundo seus cuidadores, conhecia 250 palavras da linguagem de sinais americana.
"Washoe nos trouxe uma mensagem de respeito à natureza", disse a doutora Mary Lee Jensvold, membro da direção do Instituto para as Comunicações de Humanos e Chimpanzés da Central Washington University.
     A chimpanzé foi educada em um ambiente o mais parecido possível com o de uma criança surda-muda, e seus cuidadores só se comunicavam com ela por meio da linguagem dos sinais, reduzindo ao mínimo as palavras faladas.
Washoe chegou a aprender 250 termos e, inclusive, ensinou a linguagem dos sinais a três chimpanzés mais jovens, que hoje têm entre 29 e 31 anos.
 
Roger Fouts and Washoe
 
     Segundo seus cuidadores, a chimpanzé falecida era capaz, por exemplo, de entrar em um banheiro e fazer o sinal correspondente a uma escova de dentes.
     No entanto, estudiosos renomados como Noam Chomsky e Steven Pinker acreditam que os primatas não são capazes de desenvolver realmente capacidades lingüísticas, e que se limitam a imitar os sinais dos humanos.
 
Fonte: EFE - Terra Notícias
 

Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: