O coordenador do projeto europeu Damocles, Jean-Claude Gascard, afirmou que o banco de gelo do Ártico desaparecerá até 2023 se o degelo registrado no verão do hemisfério norte continuar no atual ritmo, o que causaria grandes transtornos climáticos na Europa.
"Ficamos surpresos com a grande rapidez com que o gelo ártico se derrete no verão", disse Gascard nesta quinta-feira (01) ao "Le Parisien".
Região Ártica.
Após lembrar que "500 mil quilômetros quadrados adicionais são perdidos a cada ano", ele alertou que "neste ritmo, o banco de gelo no verão terá desaparecido até 2023", muito antes do previsto pelo IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas).
A grande diminuição do banco de gelo no final do verão foi constatada pelos cientistas da embarcação Tara, que faz parte do programa europeu Damocles e que começou sua expedição pelo Ártico em setembro de 2006.
O projeto Damocles tem como objetivo melhorar a antecipação às mudanças geradas pelo aquecimento global terrestre no Ártico e inscreve-se nas atividades do Ano Polar Internacional 2007-2008.
Dra. Bonnie Light, científica del proyecto SHEBA, trabajando en una de las áreas de investigación del derretimiento del Ártico el 29/07/1998.
Gentileza de SHEBA (Surface Heat Budget of the Arctic Ocean)
Fonte da imagem: https://www.tecsima.com.ar/imagenes/Artico_foto1_by_SHEBA_480pix.jpg
Gentileza de SHEBA (Surface Heat Budget of the Arctic Ocean)
Fonte da imagem: https://www.tecsima.com.ar/imagenes/Artico_foto1_by_SHEBA_480pix.jpg
Morsa no Ártico (Greenpeace / Daniel Beltrá)
Fonte da Imagem: http://www.greenpeace.org/raw/image_full/espana/photosvideos/photos/morsa-en-el-artico.jpg
Fonte: Folha Online - Ambiente Brasil
Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário