sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Grupo adianta volta ao mar de lobo-marinho

Animal de um ano de idade chegou ferido e desnutrido à costa de Santa Catarina.
Pesquisadores de universidade catarinense devem devolvê-lo à natureza no sábado.

     Deve acabar bem o drama do filhote de lobo-marinho-do-sul (Arctocephalus australis), de apenas um ano de idade, que apareceu ferido, com pouco pêlo e desnutrido numa praia de Santa Catarina há cerca de dois meses. Pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina, devem soltar o animal no mar neste sábado (6). Cadu, como foi apelidado pela equipe da Univali, já está recuperado e consegue até pescar sozinho, apesar das cicatrizes que carrega.
 
Foto: Divulgação
O bichinho recebeu uma marca para poder ser rastreado no futuro (Foto: Divulgação)
 
     A operação para levar o bichinho de volta ao mar começa cedo, às 7h, quando os cientistas avaliarão se as condições de tempo estão propícias para a soltura. Inicialmente planejada para domingo, tentativa foi antecipada em razão das boas condições meteorológicas.
     Se tudo correr bem, Cadu será carregado até cerca de 50 km de distância da costa, sendo finalmente solto. Espera-se que ele seja carregado por uma corrente marítima e chegue até a costa africana, incorporando-se a algum bando de sua espécie que esteja por lá.
Foto: Divulgação
Pêlo do lobo-marinho está em péssimo estado (Foto: Divulgação)
 
     Pesando apenas 20 kg, o filhote de mamífero marinho provavelmente se perdeu de seu grupo migratório e foi arrastado até o Brasil pelas correntes marítimas. Os pesquisadores da Univali deram ao bicho suplementos alimentares, antibióticos, vermífugos e pomadas, além de tratá-lo de um quadro de anemia.
Foto: Divulgação
Animal também estava com desnutrição e escoriações pelo corpo (Foto: Divulgação)
 
Foto: Divulgação
Agora o filhote já está conseguindo se alimentar sozinho com peixes (Foto: Divulgação)

Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: