terça-feira, 2 de outubro de 2007

Derretendo o planeta

     Pesquisadores do Joint Center for Earth Systems Technology, em parceira com a Nasa, divulgaram nos últimos dias mais dois dados preocupantes sobre o degelo no planeta. Na metade de setembro, imagens de satélite já tinham flagrado a menor cobertura de gelo de que se tem notícia no Ártico. O degelo de uma área do tamanho de seis estados da Califórnia ligou o oceano Atlântico ao Pacífico pelo pólo norte. Agora, chegaram novas informações sobre o ritmo do derretimento na Groenlândia e na Antártida.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
     Na Groenlândia, a quantidade de gelo que já derreteu neste ano é suficiente para cobrir duas vezes a superfície dos Estados Unidos. No verão do hemisfério norte deste ano, o degelo alcançou até áreas altas, a 1,6 mil metros acima do nível do oceano. E o derretimento está durando mais tempo: entre 25 e 30 dias a mais do que costumava ocorrer nos 19 anos anteriores.
     Na Antártida, o continente mais gelado do planeta, os pesquisadores encontraram sinais de degelo em lugares nunca vistos antes. Em 2005, o derretimento atingiu áreas a mais de 800 quilômetros da costa. O gelo derretido acelera o processo porque a água se infiltra em pequenas rachaduras, fazendo com que a cobertura de gelo quebre.
     Para o pesquisador Marco Tedesco, responsável pelas duas pesquisas, não há dúvidas de que o aquecimento global está por trás da aceleração do degelo. "O derretimento está muito ligado a mudanças na temperatura da superfície. Então, é provável que temperaturas mais altas estejam na raiz do que temos observado na Antárdita", diz Tedesco. Detalhe: a Antártida concentra 90% da água doce da Terra e, por isso, tem o maior potencial para aumentar o nível dos oceanos.
     Na imagem ao lado (Nasa/Rob Simmon), as áreas coloridas mostram onde o gelo está derretendo. As regiões em azul correspondem a locais onde o degelo começou recentemente, entre 2004 e 2005. Será que ainda dá para negar que as mudanças climáticas não estão em curso?
 
Fonte: Marcela Buscato - Blog do Planeta

Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Um comentário:

Anônimo disse...

deus não criou o homem para o caos por isso que o proprio homem vai ao encontro desse tão famoso caos que estamos presente.