sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Herbicidas podem ser causa de animais bicéfalos

     O nascimento de animais com má formação genética ainda causa espanto nas pessoas pelos impressionantes tipos de deformações. Em localidades mais distantes, acredita-se que o animal possa trazer má sorte à região. Mas para a professora Maria Lúcia Zaidan, que trabalha na área de patologia da Universidade de São Paulo (USP), um dos fatores que podem causar essas anomalias são os herbicidas.
     Zaidan afirma que durante a fase fetal ocorre uma proliferação celular na área em que os tecidos estão se formando. "Em algumas ocasiões, um agente tóxico pode interferir no desenvolvimento do embrião, gerando um animal com má formação genética."
 
Herbicidas podem ser a causa de animais com anomalias, como esta bezerra nascida em uma fazenda americana
 
     "Colocar herbicida no pasto pode intoxicar o alimento que será ingerido pelo animal, e, neste caso, também depende da quantidade de substâncias tóxicas presentes na comida e quanto o animal se alimentou."
     Mas a professora é cautelosa ao elencar as possíveis causas para as anomalias e afirma que outros fatores podem ser os causadores do defeito, além dos herbicidas. "A deformidade no animal também pode ser de natureza hereditária, funcional, metabólica e comportamental", informou.
     Segundo a professora, uma pequena porcentagem de anomalias ocorre por causa de um mau cruzamento antes da reprodução. "Muitas vezes são deficiências hereditárias adquiridas geneticamente, mas a falta de nutrientes saudáveis na alimentação do animal também pode ser um fator determinante", destacou.
     Sobre a possibilidade de o animal sobreviver com a anomalia, ela explicou que depende muito do tipo de má formação, já que existem vários exemplos de problemas genéticos. "Existem defeitos compatíveis e as incompatíveis com a vida. Em algumas delas, o animal pode sobreviver e se adaptar à vida com o seu defeito".
     No caso da criação de gado, Zaidan explicou que geralmente acontece o sacrifício, por "menor que seja" o problema, e "mesmo que o animal seja saudável", para futuramente não trazer problemas à reprodução.
 
Fonte: Terra Notícias

Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê. Saiba mais.

Nenhum comentário: