segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Dois pesos, duas medidas

     A análise mais interessante feita durante o lançamento do "Vital Signs" veio do diretor do projeto, Erik Assadourian. Segundo Assadourian, as ações de diversos países só comprovam que o aquecimento global já está entre nós. Várias nações começaram a se preparar para tirar proveito do derretimento do gelo no Ártico, causado pelo aquecimento do planeta.
 
Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica dos Estados Unidos previram que até 2040 praticamente não haverá mais gelo no Ártico, abrindo caminho para a exploração de riquezas na região, como petróleo, gás natural e minerais.
 
 
 
* O Canadá já anunciou a construção de um porto em uma região do Ártico chamada Passagem do Noroeste, constantemente congelada, mas que pode derreter com as mudanças climáticas e ligar o oceano Pacífico ao Atlântico
* A Rússia tratou de fincar sua bandeira no fundo do oceano, bem abaixo do Pólo Norte, alegando que a cadeia submarina de Lomonosv é extensão do território russo. Assim, a Rússia garantiria o direito de explorar as riqueza do Oceano Ártico com o derretimento do gelo
* Os Estados Unidos anunciaram a intenção de construir dois novos navios polares para exploração do Ártico.
     Porém, quando o assunto é assumir responsabilidade pelas mudanças climáticas e cortar emissões, os governos continuam se fazendo de desentendidos. O WorldWatch recomenda que Estados Unidos e Europa reconheçam sua parcela de culpa nas emissões de gases causadores do efeito estufa e concordem em reduzir em 80% suas emissões até 2050. Tal acordo parece distante de acontecer: o governo dos Estados Unidos ainda mal reconheceu que o aquecimento global existe e a União Européia afirma que só adotará metas mais severas se os americanos fizerem o mesmo. Enquanto isso, os 158 países que integram a Convenção do Clima apenas reconheceram que seria recomendável diminuir as emissões entre 20% e 40% até 2020. Mas ainda não disseram como nem quando começar. E continua o jogo de empurra-empurra sobre de quem é a responsabilidade histórica do aquecimento global.
     Moral da história: os governos continuam batendo o pé sobre a suposta contribuição de seu país para o aquecimento global, mas não perdem tempo em reconhecer os efeitos da mudança climática se isso trouxer benefícios para a economia. Eles poderiam mostrar a mesma agilidade e disposição para discutir regras mais severas para o mercado de carbono e um sistema para criação de um imposto sobre as emissões de carbono.
 
Autora: Marcela Buscato - Blog do Planeta

Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê. Saiba mais.

Nenhum comentário: