segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Degelo leva à abertura de rota marítima no Ártico

Imagens capturadas por satélite mostram nova passagem entre Europa e Ásia. Degelo alcançou níveis recordes desde 1978.
 
     O degelo causado pelo aquecimento climático tornou navegável pela primeira vez a chamada rota do noroeste, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico através do Pólo Norte, segundo observações feitas pelos satélites da Agência Espacial Européia (ESA).
 
Aquecimento das geleiras no Pólo Norte
Nova rota marítima.
 
     As observações espaciais da massa polar, iniciadas há quase 30 anos, nunca tinham registrado que a rota do noroeste - até então congelada - estivesse aberta para a navegação.
     As imagens enviadas pelo satélite Envisat da ESA permitiram agora constatar que a redução da massa de gelo no Pólo Norte, ligada ao aquecimento climático, já torna essa passagem navegável.
      Os analistas da ESA destacam a rapidez do degelo nos últimos dez anos e lembram que os especialistas da ONU em mudança climática previram que, pelo ritmo atual, o gelo do oceano Ártico se derreteria completamente até 2070.
     A observação espacial também permitiu detectar que a rota do nordeste, que margeia a costa da Sibéria, ainda está bloqueada, mas com uma massa de gelo muito inferior à de anos anteriores.
     Diante da evolução do degelo, os especialistas acreditam que a passagem do nordeste poderá se abrir antes do calculado inicialmente.
Até agora, a menor massa de gelo do Pólo Norte tinha sido registrada em 2005, mas então não tinha sido observada a abertura da passagem do noroeste.
     Desde 1978, a ESA observa a massa de gelo dos pólos, difícil de calcular sobre a superfície da Terra, mas possível graças às imagens enviadas pelos satélites.
     Em 2009, a agência européia lançará o CryoSat-2, destinado à observação da criosfera, parte da crosta terrestre na qual se forma o gelo.
 
Foto: AFP
Imagens de satélite feitas do Oceano Ártico no início de setembro de 2007 mostra a abertura de uma nova rota pela passagem noroeste (linha laranja) e a passagem nordeste (linha azul), apenas parcialmente bloqueada. O cinza escuro representa as áreas em que não há gelo, enquanto a cor verde indica áreas onde há presença de gelo (Foto: AFP)
 
Fonte: EFE - G1

Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê. Saiba mais.

Nenhum comentário: