sábado, 9 de junho de 2007

Groenlândia já sente efeito do aquecimento

A superfície em degelo aumentou 30% nas últimas três décadas. O derretimento acontece numa velocidade maior do que se pensava.

Foto
Barcos pesqueiros navegam perto de icebergs (Foto: Reuters)
 
 
     A mudança climática arrasa as calotas polares e contribui para números cada vez mais desanimadores sobre o planeta. Na Groenlândia, a maior de todas as ilhas, com 2,6 milhões de quilômetros cúbicos de gelo (10% de toda a água potável do mundo), os últimos levantamentos deixam isso bem claro. Em 30 anos, a superfície em degelo aumentou 30%. Nos últimos tempos, isso aconteceu a um ritmo que varia de 100 a 150 quilômetros cúbicos por ano, o que equivale a todo o gelo dos Alpes.
 
Foto
A Groenlândia, território dinamarquês, tem 2,6 milhões de quilômetros cúbicos de gelo (Foto: Reuters)
 
 
     "As pessoas se assustam quando descobrem que o processo (de derretimento) acontece mais rápido do que se supõe", relata Konrad Steffen, especialista da Universidade do Colorado enviado pelo governo dos Estados Unidos, um dos países que mais sentiriam o efeito devastador se todo o gelo da Groenlândia se perdesse. Cidades como Nova York e Londres ficaram inundadas. Ilhas como as Maldivas praticamente sumiriam.
 
Foto
O especialista Konrad Steffen, a serviço dos Estados Unidos. Nova York ficaria inundada se todo o gelo da Groenlândia derretesse. (Foto: Reuters)
 
 
     Mas não é preciso fazer especulações ou viajar no tempo para sentir o drama. A perda de gelo desaqueceu a indústria do turismo na Groenlândia, fonte importante de renda para a maioria dos 56 mil moradores.
 
Foto
Turistas observam icebergs em Disko Bay (Foto: Reuters)
 
 
Reuters - G1


Novo Yahoo! Cadê? - Experimente uma nova busca.

Nenhum comentário: