quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Desmatamento se alastrou sobre reservas em agosto, revela Imazon


Segundo instituto, áreas protegidas perderam 132 km² de suas matas.
Devastação total da Amazônia alcançou 273 km², um aumento de 167%.

     Imagens de satélite obtidas em agosto e analisadas pelo Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) revelam que parques, reservas e terras indígenas da Amazônia perderam 132 km² de suas florestas.
     No total, a Amazônia sofreu devastação de 273 km² no período observado –  equivale a cerca de sete vezes o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. O número significa aumento de 167% em relação a agosto de 2009, quando o desmatamento detectado alcançou 102 quilômetros quadrados.

http://www.globoamazonia.com/Amazonia/foto/0,,26781161-FMM,00.jpg
Mapa do Imazon mostra em vermelho os pontos de desmatamento detectado em agosto. Em preto estão os focos de destruição que estavam escondidos sob nuvens. (Foto: Imazon/Divulgação)

     Depois de 11 meses em queda, esse é o segundo mês em que a derrubada de árvores na Amazônia aumenta. Em julho, o Imazon detectou 532 km² de devastação – alta de 93% em relação a julho de 2008, quando foram registrados 276 km².
     Segundo o instituto, nem todo o desmatamento detectado em agosto foi realizado nesse mês, já que 46% das áreas destruídas estavam cobertas por nuvens em meses anteriores, e não poderiam ser vistas por meio de imagens de satélite.
     Notícia completa AQUI.

Autor: Iberê Thenório Do Globo Amazônia, em São Paulo
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: