sexta-feira, 31 de julho de 2009

Mudança climática causa derretimento de geleira na Bolívia


     Marcos Choque é um índio Aymara de 67 anos que parece feliz com a vida na vila de Khapi, nos Andes bolivianos, mas o humor dele parece mudar quando se fala da montanha Illimani, logo acima da aldeia. "Quando eu era jovem, a neve descia até ali", diz ele, apontando para as montanhas.


Na imagem, a geleira de Chacaltaya em 1994 (E) e a mesma geleira em 2009 (D)

     "Mas nos últimos anos, a linha da neve subiu 500 metros. Está ficando mais quente e o clima está derretendo a montanha", disse. Sentado com os outros companheiros da aldeia, Choque parece se divertir em contar piadas e se mostra animado com suas sandálias já bem usadas e as calças furadas.
     Mas ao falar da montanha de 6,4 mil metros, seu humor fica sombrio. Choque e outras 40 famílias que formam essa comunidade vêm observando a montanha Illimani com alarde. Eles dependem dela para parte do suprimento de água - tanto para beber como para irrigar seus pequenos pedaços de terra.
     "Nós calculamos que não sobrará neve ou gelo na Illimani nos próximos 30 ou 40 anos. Será preto, ou como dizemos, despida de sua brancura".
     Notícia completa AQUI.

Autor: Edson Ramirez /BBC Brasil - Terra Notícias
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite,... e ainda temos os cientistas que dizem que o relatório do IPCC é falso e exagerado.. as evidências do aquecimento global estão aí e só não vê quem nãoquer... ou quem está sendo muito bem pago para não ver.