quarta-feira, 15 de julho de 2009

EUA evitam apoiar proposta de fim do uso dos HFCs


Governo Obama reconhece o risco das substâncias, mas prefere reservar negociação para mais tarde

     NAÇÕES UNIDAS - O governo dos Estados Unidos referiu-se aos hidrofluorcarbonos, largamente utilizados em refrigeradores e condicionadores de ar, como uma ameaça "muito significativa" à estabilidade do clima, e expressou preferência por reduzir drasticamente o uso desses gases, conhecidos como HFCs, e cuja utilização é promovida por um acordo da ONU para a preservação da camada de ozônio.
     Mas uma alta figura do Departamento de Estado não chegou a apoiar uma proposta feita pelas nações insulares de Micronésia e Maurício, que pretendiam alterar o acordo de proteção do ozônio, o chamado Protocolo de Montreal, para prever um corte de 90% no uso de HFCs até 2030.


O efeito estufa é um fenômeno natural do planeta, causado pela presença de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera, entre os quais se incluem o dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), oxido nitroso (N2O), hidrofluorcarbonos (HCFCs), perfluorcarbonos (PFCs), hexafluoreto de enxofre (SF6) (fonte)

     O tratado promove o uso dos HFCs, que são potentes causadores do efeito estufa, mas que não agridem a camada de ozônio, que protege a Terra dos raios ultravioleta do Sol. Os HFCs foram adotados em substituição aos CFCs, que atacam o ozônio da atmosfera e cujo uso já foi praticamente erradicado.
     Micronésia e Maurício queriam incluir o fim do uso dos HFCs na revisão do acordo de Montreal, prevista para novembro.
     Autoridades no Departamento de Estado, na Agência de Proteção Ambiental e no Departamento de Defesa haviam apoiado uma redução dos HFCs, mas a ideia encontrou resistência na Casa Branca, onde o governo procura reunir forças para negociar o tratado que sucederá o Protocolo  de Kyoto, contra a mudança climática.
     Os EUA ficaram sem tempo "para completar a análise necessária para compreender os impactos potenciais de tal abordagem ou considerar como uma emenda ao Protocolo de Montreal para tratar dos HFCs iria afetar as negociações... para o período pós-2012", quando vence o Protocolo de Kyoto.

Fonte: Associated Press - Portal do Meio Ambiente
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: