terça-feira, 19 de maio de 2009

Fumantes de terceira mão


Pesquisadores alertam que os perigos do cigarro permanecem mesmo depois de
ele ter sido apagado


     Você já deve ter se sentido o cheiro da fumaça de cigarro que impregna os cabelos e roupas de fumantes próximos a você, ou talvez tenha entrado em um elevador e se perguntado por que o ambiente estava cheirando a cigarro, se não havia ninguém fumando por perto. Bem-vindo ao mundo do fumo de terceira mão.


Cuidado com o fumo de terceira mão. As toxinas do tabaco permanecem ativas ao ambiente, mesmo depois que o cigarro é apagado (iStockphoto.com/Stepan Popov)

     "Esse efeito residual do cigarro consiste na contaminação provocada pela fumaça de tabaco, que permanece depois de o cigarro ter sido apagado", explica Jonathan Winickoff, pediatra do Centro de Câncer Dana-Farber/Harvard, em Boston, e autor de uma pesquisa sobre o novo fenômeno, publicada no periódico Pediatrics.
     Segundo o estudo, uma grande parcela da população, especialmente os fumantes, ignora que o fumo de terceira mão ─ a combinação de toxinas que adere por horas ou mesmo dias a carpetes, sofás, tecidos e outros objetos, em ambientes freqüentados por fumantes ─ é prejudicial à saúde de bebês e crianças. Dos 1.500 fumantes e não-fumantes monitorados por Winickoff, a grande maioria concordou quanto aos perigos do fumo passivo. Mas, ao serem questionados se concordavam com a afirmação: "Respirar hoje, em um local onde alguém fumou ontem, pode ser prejudicial à saúde?", somente 65% dos não-fumantes e 43% dos fumantes responderam afirmativamente.
     Notícia completa AQUI.

Autor: Coco Ballantyne - Scientific American
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: