quarta-feira, 6 de maio de 2009

Fóssil indica que nível do mar pode subir rapidamente


     Evidências encontradas em fósseis de recifes de corais no México ressaltam a possibilidade de uma rápida elevação do nível do mar devido ao aquecimento global, reportam cientistas em um novo estudo.
     O estudo, publicado no periódico Nature, sugere que uma rápida elevação de 2 a 3 metros ocorreu num período de 50 a 100 anos há cerca de 121 mil anos, no final do último intervalo quente entre eras glaciais.



     "A possibilidade de uma rápida e constante perda de gelo e uma catastrófica elevação do nível do mar num futuro próximo está confirmada por nossa descoberta sobre a instabilidade do nível" naquele período, escreveram os pesquisadores.
     No entanto, outros especialistas em coral e clima criticam o trabalho, afirmando que as grandes questões sobre os perigos no litoral em um mundo em aquecimento permanecem sem resposta.
     Uma das questões mais graves e persistentes envolvendo o aquecimento global provocado pelo homem é quanto os mares podem subir e com qual rapidez.
     Estudos sobre mudanças climática do passado, particularmente do aquecimento que terminava eras glaciais, mostram que a erosão rápida de lençóis de gelo pode ter sido a causa do aumento de vários metros dos níveis dos mares no mundo ao longo de um século.
     Notícia completa AQUI.



Autor: Andrew C. Revkin - The New York Times (Tradução: Amy Traduções)
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: