sexta-feira, 8 de maio de 2009

Compostos de plantas elevam poluição de incêndios florestais


     Não é preciso ser um gênio para saber que a fumaça de uma floresta não é muito saudável. Mas um novo estudo ajuda a quantificar o problema. Entre outras coisas, as pequenas partículas da fumaça de incêndios florestais contêm vários compostos orgânicos de nitrogênio.
     Pesquisadores do Laboratório Nacional do Noroeste Pacífico em Richland, Washington, reportam no periódico Environmental Science and Technology que uma "fração substancial" desses compostos de nitrogênio são alcalóides de plantas, que podem ser tóxicos.



     Alexander Laskin, Jeffrey S. Smith e Julian Laskin usaram uma técnica de espectrometria de massa de alta resolução para identificar os compostos da fumaça a partir de cinco amostras que foram queimadas no laboratório de Missoula, Montana. Os alcalóides foram mais abundantes em amostras do pinheiro ponderosa. Queimas sem chama de folhas de pinheiro e outros materiais podem produzir mais alcalóides do que incêndios florestais de grande escala, sugeriram os pesquisadores, porque os compostos não se quebram tanto em fogo de baixa temperatura.
     Não é surpreendente que os pesquisadores tenham encontrado alcalóides na fumaça - eles são naturalmente produzidos pelas plantas e outros seres vivos, e muitas vezes são úteis como defesa (eles podem fazer a planta ter um gosto ruim para um animal, por exemplo). Mas os alcalóides também podem causar mutações genéticas em animais e humanos. Mais uma razão para ficar longe de uma área de incêndio florestal e evitar a inalação de fumaça.
     Os pesquisadores dizem que como esses compostos acabam voltando para o solo e a água, os incêndios de florestas podem ser uma fonte significativa de nitrogênio biologicamente útil. E como os compostos são alcalinos, eles podem afetar a formação de nuvens e os padrões de precipitação.



Autor: Henry Fountain - The New York Times - Terra Notícias
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: