sexta-feira, 17 de abril de 2009

EUA declaram gases-estufa como maléficos à saúde humana

Agência de proteção ambiental americana apresentou conclusões.
Ação permitirá a criação de legislação específica para regular emissões.

     A agência de proteção ambiental dos Estados Unidos (EPA) declarou oficialmente guerra aos gases causadores do efeito-estufa. Em declaração formal, a entidade listou nesta sexta-feira (17) o dióxido de carbono e outros cinco gases-estufa como poluentes que ameaçam a saúde e o bem-estar públicos. A informação é do jornal americano "The New York Times".
     É importante lembrar que esses gases não são tóxicos e, de forma direta, não fazem mal algum (dióxido de carbono, inclusive, é o gás presente em refrigerantes e outras bebidas gaseificadas). A ação maléfica identificada pela agência é indireta -- como causadores do aquecimento global, eles trazem sérios riscos à saúde dos seres humanos.
     A iniciativa abre brechas para que os Estados Unidos estabeleçam pela primeira vez legislação para regular os gases culpados do aquecimento global.


Icebergs se desfazendo perto do cabo York, na Groenlândia (Foto: Reprodução)

     Segundo a EPA, os resultados científicos que apoiam sua decisão são "convincentes e arrasadores". A decisão inicia um período de discussão de 60 dias antes que seja proposta qualquer regulação para a emissão de gases do efeito estufa.
     A iniciativa é parte da decisão do presidente Barack Obama de guiar o país na direção de uma economia com baixa emissão de carbono, com forte apoio do Congresso para energia limpa e legislação sobre mudança climática.
     Segundo a administradora da EPA, Lisa P. Jackson, a ação também gera oportunidades: combater as emissões de carbono na atmosfera ajudariam a criar milhões de empregos e reduzir a dependência americana de petróleo importado.
     A ação iniciou uma corrida no Congresso, que tem a preferência de Obama para legislar sobre o assunto antes que a EPA tome as rédeas do processo.
     A investigação da EPA foi iniciada dois anos atrás, quando a Suprema Corte comandou a agência a determinar quais os riscos públicos dos gases-estufa, se houvesse algum. As constatações da entidade foram, de início, vetadas pelo governo George W. Bush.
     Com a eleição de Barack Obama, as conclusões da EPA finalmente vieram a público -- mas não antes de serem revisadas por duas semanas pelo Escritório de Gerenciamento e Orçamento do governo americano.

Fonte: G1
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: