quarta-feira, 11 de março de 2009

Nossas reservas ecológicas impedem a agricultura

     Brasil tem tanta área de preservação que a agricultura não pode mais se expandir. É a versão do ministro da Agricutura, Reinhold Stephanes. Ele apresentou um estudo ontem segundo o qual 67% do território nacional está impedido por reserva indígena ou ecológica. Diz que a agropecuária não pode mais expandir.
     O estudo é o argumento para mudar o Código Florestal. A reivindicação de Stephanes - e da bancada ruralista que, na semana passada, assumiu a maioria e o comando da Comissão de Meio Ambiente da Câmara - é alterar a lei para permitir mais desmatamento.
 

Pesquisador Alfredo Homma numa área abandonada no município de Santa Izabel do Pará

 
     Será que falta terra mesmo no país? Será que é preciso derrubar o que restou de floresta para expandir o pasto e o plantio?
     Segundo publicamos recentemente, antes de reclamar de falta de terra, é preciso usar as áreas já desmatadas e abandonadas, que somam um território equivalente aos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Isso sem falar que dos 72 milhões de hectares já devastados na Amazônia, o equivalente a toda a Região Sul do país, cerca de 56 milhões de hectares são ocupados por uma pecuária de baixa produtividade.
     Um exemplo do desperdício está na foto acima, onde o pesquisador Alfredo Homma, da Embrapa, mostra uma área abandonada no município de Santa Izabel do Pará, a 40 quilômetros de Belém. Eis a história do lote de terra:
- Anos 50 Exploração madeireira
- Anos 60 Roça de mandioca e plantação de pimenta-do-reino
- Anos 70 e 80 Pecuária extensiva
- Anos 90 e 2000 Abandono
     Aumentar a produtividade ainda faria bem para combater as mudanças climáticas. Cerca de 20% do aquecimento global é provocado por desmatamento. No Brasil, a devastação (muitas vezes criminosa) corresponde a 70% de nossas emissões.
 

 
Autor: Alexandre Mansur - Blog do Planeta
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: