sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Satélite russo que colidiu com aparelho norte-americano era militar

     O chefe do Estado-Maior das Forças Espaciais da Rússia, general Aleksandr Yakushin, informou hoje que o satélite russo que bateu contra um satélite particular norte-americano era militar.
     "Em 10 de fevereiro, às 19h56 de Moscou (14h56 de Brasília) ocorreu um choque entre o aparelho espacial Iridium-33 e o aparato militar russo Cosmos-2251 a uma altura de cerca de 800 quilômetros [da Sibéria]", disse.
     Em consequência da colisão, os fragmentos dos aparelhos espaciais se dispersaram a uma altura de entre 500 e 1.300 quilômetros, acrescentou Yakushin.
 

 
     O chefe militar não precisou o número exato de fragmentos, mas disse que o sistema de controle russo do espaço faz um acompanhamento constante dos destroços de aparelhos espaciais.
     O satélite Cosmos-2251 foi lançado ao espaço em 1993 e, após dois anos, foi dado como baixa da frota orbital russa, enquanto o aparelho americano Iridium-33 foi colocado em órbita em 1997.
     A Roscosmos, agência espacial russa, declarou que os destroços dos dois satélites não representam um perigo para a ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês) nem para sua tripulação.
     A Nasa (agência espacial americana) informou ontem à noite que o choque produziu uma nuvem de escombros e advertiu que a mesma representa risco para a ISS, que se encontra em uma órbita de cerca de 400 quilômetros de altura.
     Segundo a Nasa, é a primeira vez que acontece um incidente deste tipo entre dois satélites.
 

Simulação em computador produzida pela Agência Espacial Européia mostra os mais de 12 mil objetos que giram ao redor da Terra atualmente. Na terça-feira, um satélite norte-americano colidiu com um satélite militar russo, segundo a Nasa (imagem: AFP/ESA)

 
Fonte: EFE - UOL
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: