quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Sapos-cururus ameaçam crocodilos na Austrália

     Sapos venenosos estão provocando uma considerável mortalidade de crocodilos de água doce na Austrália, o que coloca a espécie em risco, advertiram especialistas.
     Os sapos-cururus Bufo marinus, com a cabeça salpicada de veneno, provocaram o desaparecimento de mais da metade dos crocodilos em alguns rios dos Territórios do Norte, anunciou o professor Keith Christian, da Universidade Charles Darwin.
 

Os sapos-cururus <i>Bufo Marinus</i>, possuem a cabeça salpicada de veneno

Os sapos-cururus Bufo marinus, possuem a cabeça salpicada de veneno (foto: Getty Images)

 
     "Um estudo recente no rio Victoria revelou que, em um ano, 77% dos crocodilos morreram depois de ingerir sapos-cururus", declarou.
     Esta espécie de sapo, originária da América Central e do Sul, foi introduzida em 1935 na Austrália para erradicar os coleópteros que arrasavam as plantações costeiras de cana-de-açúcar.
     Os sapos se proliferaram até constituir uma população de milhões de animais que representam uma ameaça para a fauna e a flora.
     Os anfíbios têm atrás da cabeça pequenos depósitos que contêm um veneno tão potente que pode provocar a morte em questão de minutos a crocodilos, cobras e outras espécies.
 
Fonte: AFP - Terra Notícias
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: