terça-feira, 24 de junho de 2008

Mais de 1 bilhão são afetados por doenças negligenciadas no mundo

Doenças infecciosas e parasitárias atacam populações inteiras de países pobres.

Iniciativas francesas vão procurar e distribuir medicamentos.

     Elas afetam mais de um sexto da população mundial. Não recebem atenção da mídia e não geram manchetes freqüentemente. São doenças infecciosas e parasitárias que atacam populações inteiras de países pobres ou de regiões pobres de países em desenvolvimento.

Angola já teve surto de Cólera (Fotos: Susan Sandars/MSF - BBC)

     As doenças negligenciadas, como são chamadas pela Organização Mundial de Saúde, englobam: cólera, leishmaniose, esquistossomose, entre outras parasitoses, além de viroses como a dengue. São transmitidas pela água ou por insetos e afetam os mais pobres e vulneráveis, principalmente nas áreas tropicais e subtropicais.

     O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento e a Iniciativa de Medicamentos para Doenças Negligenciadas, ambos criados na França, anunciaram que irão trabalhar em conjunto. As duas organizações se dedicam a descoberta de novos medicamentos e sua distribuição nos países onde são necessários. As moléstias incialmente atacadas serão a leishmaniose e a Doença de Chagas.

     A leishmaniose é uma moléstia parasitária presente em pelo menos 88 países diferentes, inclusive o Brasil. A doença causa lesões de pele e atinge orgãos internos.
A forma interna que leva o nome de calazar no Brasil, quando não tratada adequamente tem alto índice de mortalidade.

Ingrid Betancourt no cativeiro também adquiriu leishmaniose e hepatite B (Foto: AP)

     Também freqüentemente esquecida, a Doença de Chagas existe em 18 países da América Latina e do Norte. Causada por um protozoário, é transmitida por um inseto, o barbeiro.

     Como também pode ser transmitida da mãe para o feto ou por transfusões de sangue a doença chegou aos Estado Unidos, onde apesar de não existir o inseto transmissor, já se contam mais 130 mil pessoas infectadas.

     A parceria dos dois institutos funciona através do licenciamento de produção dos medicamentos descobertos para laboratórios privados. A partir daí são fornecidos a organizações não-governamentais e projetos ligados a universidades.

     No Brasil, essas doenças juntas causaram mais de 5 mil mortes em 2005, segundo o Ministério da Saúde, e também são responsáveis por milhares de internações no SUS a cada ano.

A alta incidência de triatomíneos nas casas de pau-a-pique de Jaguaruana chamou a atenção dos pesquisadores do IOC para a necessidade de um programa de controle da doença de Chagas na região (fonte: Fiocruz)

     Entre os projetos que a parceria desenvolve na América Latina está incluído um programa de controle de leshmaniose no estado de Pernambuco.

     Esforços como esses podem ajudar a diminuir o impacto dessas doenças em nossa sociedade e no restante dos países em desenvolvimento.

Autor: Luis Fernando Correia - G1

Postado por Wilson Junior Weschenfelder



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Nenhum comentário: