quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Lua teria nascido 62 mi de anos após Sistema Solar

     O nascimento da Lua teria ocorrido provavelmente a cerca de 62 milhões de anos depois do início da formação do Sistema Solar, há 4 bilhões e 567 milhões de anos, de acordo com um estudo publicado nesta quarta-feira na revista científica Nature.
Terra vista da Lua
 
     O cálculo, que atribui uma idade de 62 milhões de anos como a hipótese mais provável entre uma estimativa de 52 a 152 milhões de anos, é baseado no estudo de isótopos de tungstênio encontrados em metais lunares.
     A teoria mais aceita até hoje sobre a origem da Lua é de que o satélite teria surgido depois que um objeto do tamanho do planeta Marte se chocou com o planeta Terra, ainda em fase de formação. Com o impacto, uma massa de fragmentos derretidos se soltou e acabou "presa" à órbita gravitacional da Terra.
 
Lua vista da Terra.
 
     Segundo os pesquisadores, a Lua é composta principalmente por material procedente da Terra, e ambos os corpos celestes se equilibraram depois do enorme impacto. O Sistema Solar, por sua vez, se formou a partir de uma nuvem de gás e poeira cósmica que deu origem ao Sol, estrela em torno do qual giram os planetas.
     O estudo foi conduzido por cientistas da Confederate Technical High School de Zurique, na Suíça.
 
Fonte: AFP - Terra Notícias
 


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: