terça-feira, 27 de novembro de 2007

Nasa divulga mapas em alta resolução da Antártida

Imagens foram feitas com a mais moderna tecnologia de satélites da agência americana. 
 
     Cientistas americanos e britânicos anunciaram nesta terça-feira (27) um mapa completo da Antártida, elaborado com a mais moderna tecnologia de satélites da Nasa, que será essencial para as pesquisas no continente gelado.
 
Foto: Nasa
Mosaico revela detalhes da geografia do continente (Foto: Nasa)
 
     As imagens obtidas pelo satélite Landsat 7 (capaz de enxergar detalhes do tamanho de meia quadra de basquete) estão em uma resolução dez vezes melhor do que a de mapas anteriores. Ao todo, mais de mil fotografias tiradas durante mais de três anos de observações foram reunidas em um grande mosaico.
     "É um mosaico de imagens que abre uma janela para a Antártida que nós não tínhamos antes", afirma Robert Bindschadler, cientista chefe do Laboratório de Ciências Biosféricas e Hidrosféricas da Nasa. "Vai abrir novas janelas de oportunidade para a pesquisa científica assim como permitir que o público fique muito mais familiarizado com a Antártida e com como os cientistas usam imagens em suas pesquisas. Essa inovação é como assistir TV a cores em alta definição depois de ver a imagem em uma televisão em branco e preto", explica Bindschadler.
     Os mapas devem ser utilizados para planejar melhor as futuras expedições ao continente de gelo e para orientar cientistas que buscam estudar a geografia antártida
Fonte: G1


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: