terça-feira, 23 de outubro de 2007

Quantidade de CO2 na atmosfera aumenta mais rápido que o previsto

     O crescimento econômico mundial provocou um aumento na quantidade de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera em um ritmo muito mais intenso que o previsto, afirmaram cientistas em um estudo publicado nesta segunda-feira (22), nos Estados Unidos.
     "O aumento da quantidade de dióxido de carbono cresce 35% mais rapidamente do que o que nós acreditávamos em 2000", afirmou, em um comunicado, um dos organismos responsáveis por este estudo, o BAS (British Antartic Survey), da Proceedings of the National Academy of Sciences.
 
 
     Um emprego abusivo dos combustíveis provocou um acréscimo de 17% na taxa de CO2. Os 18% restantes estão ligados ao declínio da capacidade de absorção de gás pelas florestas e oceanos, revela a pesquisa.
     Saturação - "Há 50 anos, para cada tonelada de CO2 emitida, 600 quilos eram eliminados naturalmente. Em 2006, apenas 550 quilos foram eliminados por tonelada e este número vem diminuindo", explicou o responsável pelo estudo, Pep Canadell, do Projeto Global do Carbono, em nota.
 
 
     Cerca de 10 bilhões de toneladas de gás carbônico foram emitidas no mundo em 2006, o que representa um aumento de 35% em relação a 1990.
     O protocolo de Kyoto fixou o objetivo de registrar em 2012 a emissão de gáses produtores do efeito estufa em um nível 5% inferior ao dos anos 1990.

Fonte: Carbono Brasil / Folha Online - Portal do Meio Ambiente

Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: