sábado, 1 de setembro de 2007

Telefone celular pode acelerar divisão das células

O uso do telefone celular por apenas cinco minutos pode ser o suficiente para acelerar a divisão das células, estimam pesquisadores israelenses.

     A pesquisa, publicada na revista New Scientist, analisou a exposição de células humanas e de ratos à radiação eletromagnética emitida à freqüência similar a de um telefone celular, mas a um décimo de sua potência.
     Cinco minutos depois, os cientistas observaram sinais da enzima ERK1/2, que estimula a divisão celular. Os estudiosos explicam que a divisão celular é um processo que ocorre naturalmente quando há crescimento ou renovação dos tecidos, mas também pode provocar câncer.
 
     Aquecimento
     O câncer se desenvolve quando o organismo não consegue interromper ou prevenir a reprodução excessiva das células, provocando o aparecimento do tumor.
     Os pesquisadores salientaram que uma das grandes descobertas do estudo foi ter observado que a divisão celular não foi provocada pelo aquecimento da região submetida à radiação eletromagnética.
     "É importante ressaltar que as células não ficaram inertes diante de radiações não-termais. Nós usamos níveis de radiação cerca de um décimo mais fracos dos produzidos por um celular normal e as mudanças observadas claramente não foram causadas pelo aquecimento", explicou o líder da pesquisa, Rony Seger, pesquisador do setor de oncologia do Instituto de Ciência Weizmann, em Israel.
     Pesquisas anteriores sugeriram que o aquecimento do celular, que pode esquentar quando usado, poderia aumentar os riscos de câncer.
 
Fonte: BBC Brasil - Terra Notícias

Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê. Saiba mais.

Nenhum comentário: