sexta-feira, 26 de março de 2010

Poluição da Ásia sobe à estratosfera e circunda a Terra por anos, alerta estudo


Monções transportam substâncias nocivas a 40 km de altura.
Problema tende a piorar com o desenvolvimento industrial da região.

     A poluição, em forte aumento na Ásia com a recente explosão do crescimento econômico da região, é transportada para a estratosfera durante a temporada das monções e circula ao redor do planeta por anos, alertou um estudo publicado nos Estados Unidos.
     Com base em observações por satélite e modelos informáticos, cientistas determinaram que, por causa das monções, a circulação do vento no verão transporta rapidamente o ar da superfície da Terra para a alta atmosfera.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/foto/0,,38894571-FMM,00.jpg
Altos índices de poluição atmosférica da China ficaram evidentes durante a Olimpíada de Pequim, em 2008. (Foto: pjmorse/Flickr - Creative Commons by-sa 2.0)

     Estes movimentos ascendentes fazem com que as partículas de carbono, óxido de enxofre e de nitrogênio, bem como outros contaminantes, alcancem a estratosfera, a uma altitude entre 32 e 40 km.
     "A monção é um dos sistemas mais potentes de circulação atmosférica no planeta e este fenômeno sazonal ocorre justo sobre uma região muito contaminada", explicou William Randel, do Centro Americano para Pesquisa Atmosférica (NCAR), principal autor do trabalho, que será publicado na edição desta sexta-feira da revista Science.
     "A consequência é que a monção oferece um meio de transporte destes contaminantes para a estratosfera", acrescentou.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/foto/0,,31929219-FMM,00.jpg
Imagem de satélite de 30/10/09 mostra extensão da poluição sobre a China ocorrida naquela época (leia AQUI) (Foto: Jeff Schmaltz, MODIS Rapid Response Team / Nasa GSFC)

     Uma vez na estratosfera, os contaminantes circulam ao redor da Terra durante vários anos antes de cair na atmosfera e se desintegrar.
     Segundo o estudo, o impacto da contaminação da Ásia na estratosfera poderá aumentar consideravelmente nas próximas décadas devido ao crescimento da atividade industrial na China e em outras economias em desenvolvimento na região.
     Além disso, as mudanças climáticas poderiam afetar as monções na Ásia, sem que se saiba ainda se o fenômeno reforçaria ou enfraqueceria as correntes ascendentes que transportam os contaminantes para a estratosfera, concluíram os pesquisadores.

Fonte: France Presse - G1



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal seu blog, espero ter mais tempo de lê-lo e fazer comentários melhores! Bom trabalho