sexta-feira, 12 de março de 2010

Campanha quer identificar quem são "Os Exterminadores do Futuro"


Organização apresentará carta a políticos e cartilha para o público explicando como participar da mobilização nacional para proteger a legislação ambiental brasileira e o Código Florestal e como agir para não fazer parte desse grupo

     A Fundação SOS Mata Atlântica lançou nesta quarta-feira (10 de março), em Brasília, a campanha "Os Exterminadores do Futuro". O objetivo é divulgar quem são os políticos que não respeitam a legislação ambiental e o patrimônio natural do país para que a sociedade saiba quem eles são. O nome da campanha está relacionado à herança que estes representantes deixarão para população, afetando o futuro de todos com suas atitudes de hoje. Uma primeira lista será apresentada durante o Viva a Mata 2010, evento em comemoração ao Dia da Mata Atlântica (27 de maio), que acontece entre os dias 21 e 23, na Marquise e Arena de Eventos do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

http://www.sosma.org.br/files/content/503.jpeg

     Os indicados nesta prévia poderão se manifestar e a lista final será apresentada ao público em julho, para que todos conheçam quem são os candidatos as eleições deste ano que ameaçam o futuro de todos. "Queremos mostrar para a população que todos podem fazer alguma coisa contra aqueles que querem promover retrocessos a nossa legislação ambiental e juntos construir políticas públicas em atos de cidadania ativa. E também mostrar aos políticos que estamos de olho neles e acompanhando tudo de perto", explica Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica.
     A organização lançará a iniciativa, nesse dia, na reunião da Frente Parlamentar Ambientalista em que apresentará uma carta onde estão os compromissos para proteger o patrimônio natural brasileiro. Nela estará explicado o que é um "Exterminador do Futuro", quem pode ser um e o que os políticos devem fazer para não ser parte da lista. A ONG continuará, então, o seu trabalho de supervisão para identificar os Exterminadores, contando com a participação de toda a população, que poderá obter mais informações no site www.sosma.org.br/exterminadores.
     Com o intuito de ser uma campanha participativa, qualquer pessoa pode informar e cobrar de seus candidatos compromissos com a defesa da legislação ambiental e com a proteção do patrimônio natural do país. No mês de maio, durante o Viva a Mata 2010, os nomes serão divulgados em uma lista prévia; e em julho, a poucos meses das próximas eleições, a lista será confirmada. Nesta ocasião, todos os dados de cada Exterminador do Futuro serão divulgados.
     Nos últimos anos, o Brasil tem presenciado diversas tentativas da bancada ruralista em aprovar projetos de leis que pretendem desfigurar o Código Florestal Brasileiro (Projeto de Lei 6424/0) ou desmantelar a legislação ambiental como um todo (Código Ambiental - PL 5367/09), além de outras iniciativas semelhantes. "O Brasil tem uma das melhores leis ambientais do mundo, o que resta é elas serem colocadas em prática. Um país sem legislação ambiental não tem futuro. Para isto trabalhamos há mais de 20 anos com a Plataforma Ambiental", ressalta Mantovani.

Fonte: SOS Mata Atlântica



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Um comentário:

Gisele Moraes disse...

Excelente iniciativa! Quem sabe assim estes políticos, por medo de perderem votos, tomem vergonha na cara! E o povo, claro, não votando nestes safados!