terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Entrada para carros em casas pode ser cancerígena, diz estudo


     Se você está pensando em reformar a sua entrada para carros e aplicar uma nova camada de vedação preta, considere o seguinte: algumas residências que optaram por entradas para automóveis pretas apresentam doses surpreendentemente elevadas de carcinogênicos na poeira domiciliar. Parte dos materiais de vedação adesivos e pretos usados para revestir o asfalto são feitos de piche de carvão, que contém hidrocarbonos poliaromáticos (PAH), alguns dos quais são conhecidos como carcinogênicos ou suspeitos de o serem.

http://p1.trrsf.com.br/image/get?o=cf&w=619&h=464&src=http://img.terra.com.br/i/2010/01/18/1421027-8436-atm14.jpg
Uso de vedação com piche de carvão nas entradas residenciais para automóveis aumenta presença de hidrocarbonos poliaromáticos (PAH) na poeira domiciliar (Foto: Nature)

     Barbara Mahler, do Serviço de Levantamento Geológico dos Estados Unidos (USGS), em Austin, Texas, e seus colegas vêm rastreando o vínculo entre a presença forte desses compostos no meio ambiente e os materiais de vedação utilizados para revestir entradas para automóveis. "Os cientistas que trabalham com esses compostos ficam de queixo caído quando veem os números que temos", diz Mahler.
     O trabalho da equipe levou à proibição do uso de material de vedação contendo piche de carvão em certas cidades dos Estados Unidos, incluindo Austin, a cidade da equipe, e, em 2009, na capital, Washington. Agora, eles conseguiram demonstrar que o uso de vedação com piche de carvão nas entradas residenciais para automóveis faz grande diferença no que tange à presença de PAH na poeira domiciliar.
     Notícia completa AQUI.

Autor: Nicola Jones (Tradução: Paulo Migliacci ME)
Fonte: Terra Notícias


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: