sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Exploração de petróleo no pré-sal traz dilemas na era da crise climática


Petrobrás quer 'devolver' CO2, mas para isso precisa aprender a separá-lo.
Atividade também demanda novo impulso científico no Brasil.


     O G1 volta a publicar, com exclusividade, íntegra de reportagem da 3ª edição da revista "Unesp Ciência", lançada nesta sexta-feira (6). Clique aqui para ter acesso ao conteúdo completo da edição.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/foto/0,,32855969-FMM,00.jpg
Diferentemente dos arenitos turbidíticos que formam os reservatórios do pós-sal, as rochas carbonáticas microbianas ainda foram pouco estudadas (Foto: Guilherme Gomes/Unesp Ciência)

     Nas décadas de 1970 e 1980, era comum ouvir que o petróleo do mundo iria se esgotar por volta do ano 2000. O Pró-Álcool, por exemplo, que hoje coloca o país em posição de destaque na corrida mundial por biocombustíveis, foi fortemente motivado por essa premissa, hoje aparentemente equivocada. Quase dez anos depois do que seria o triste fim dos combustíveis fósseis, o "ouro negro" tem aparecido em toda parte. A descoberta de imensas reservas de óleo e gás na Bacia de Santos (litoral paulista), em profundidades que variam entre 4 e 7 quilômetros abaixo da superfície da água, o chamado pré-sal, é um exemplo disso.
     E o Brasil não está sozinho. Para provável desencanto dos que acompanham as discussões sobre aquecimento global e mudanças climáticas, pelo menos 200 novos campos foram descobertos só neste ano em diversos países, vários deles de grande porte e em águas profundas.
     Notícia completa AQUI.

Autora: Luciana Christante da 'Unesp Ciência'
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: