segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Proteção das florestas naturais pode ser crucial para minimizar mudanças climáticas


A pressão internacional exige a redução da destruição de florestas nos países em desenvolvimento, mas as florestas de países como Austrália, Canadá, Rússia e EUA também devem ser preservadas.


     Pesquisa The role of natural forests in carbon storage coordenada pelo professor Brendan Mackey, da Australian National University, conclui que o desmatamento das florestas naturais na Austrália, criaria um perigo ainda maior para o clima global do que se pensava, porque elas detêm três vezes mais carbono do que havia sido calculado. O relatório adverte que todos os países, e não apenas os em desenvolvimento, devem impedir a derrubada das suas florestas, porque isso poderia liberar enormes quantidades de carbono estocadas, com grande impacto na emissão de CO2.

http://www.ecoagencia.com.br/fotos_noticias/1254621071_g.jpg

     A pressão internacional exige a redução da destruição de florestas nos países em desenvolvimento, mas as florestas de países como Austrália, Canadá, Rússia e EUA também devem ser preservadas. "Proteger as emissões de carbono, da Austrália e das florestas naturais do mundo já não é uma opção – é uma necessidade," Diz o co-autor do relatório, professor Brendan Mackey.
     Os pesquisadores descobriram que as as florestas naturais de eucalipto, no sudeste da Austrália, armazenam cerca de 640 toneladas de carbono por hectare, muito mais do que as 217 toneladas por hectare estimadas pelo IPCC, o Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas. Em algumas áreas, os níveis de armazenamento são estimados como dez vezes superiores ao anteriormente previsto.
     Mackey disse que os achados destacou a necessidade de uma nova abordagem para a conta de carbono armazenada nas florestas naturais. O professor Mackey disse que o desmatamento representava 17,5 por cento das emissões anuais de gases com efeito global. A pesquisa, da Fenner School of Environment and Society, Australian National University, descobriu que cerca de 9,3 bilhões de toneladas de carbono estão armazenados nos 14,5 milhões de hectares de florestas naturais de eucalipto, no sudeste da Austrália. Manter este carbono "estocado" é equivalente a "evitar as emissões" de 460 milhões de toneladas de CO2 por ano durante os próximos 100 anos.

Autor: Por Henrique Cortez - EcoDebate/EcoAgência
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: